Destaques

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010


"O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA"


“Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por Mim.”(Jo.14:6)

Amados(as) irmãos(ãs), temos vivido tempos em que a modernidade têm chegado mais rápido do que a nossa capacidade de nos adaptar e com essa modernidade, alguns costumes nos têm sido impostos pela sociedade num todo, tentando nos levar à uma perda essencial da nossa qualidade de vida cristã. Temos que levar em conta, que uma coisa é completamente imutável: é a Palavra de Deus. E com isso, todos os seus valores precisam se manter ilesos. A própria Palavra nos exorta de que não poderia ser alterado um til sequer de si mesma (Mt.5:18). Amados(as), não importa como conseguiremos, mas se o nosso Senhor nos garantiu na Sua Palavra, é porque conseguiremos. Louvado seja o Seu nome!

Quando o Senhor Jesus afirma naquele texto no livro de João 14:6, “Eu sou O caminho, A verdade, e A vida, ninguém vêm ao Pai senão por Mim”, nos conduz à uma compreensão extremamente avivalista.

1º ponto: “O caminho” – Levando-se em conta que o Senhor Jesus é o modelo de perfeição, entendo que “em JESUS”, é que somos resgatados pelo Pai. Sua salvação, é condicional à esta verdade. E é também “em JESUS”, que encontramos repouso. Nele nos esquecemos dos nossos conflitos diários, nossas lutas e tribulações. É Nele também que amadurecemos e crescemos e nos parecemos cada vez mais com o Pai, e Ele nos olha do Seu trono, e nos reconhece como filhos, Aleluia! Retornar à semelhança de Cristo, tem que ser uma busca incansável. Ser cristão e ser um eterno imitador de Cristo. Esse ë o Caminho que nos conduz a Deus.

2º ponto: “A verdade” – Entendo que, o grande sucesso de um pregador da Palavra de Deus, não é quando a sua mensagem é altamente ovacionada pelos ouvintes, quando se há um grande mover espiritual e uma comoção coletiva, ou quando elogiada pela eloqüência e beleza de sua mensagem. O grande sucesso de uma mensagem, é quando se tem a certeza de que ela veio do coração de Deus para o homem e os seus frutos, ou seja, seus resultados no dia-a-dia do ouvinte. É extremamente frustrante quando a mensagem cai entre os espinhos ou nas pedras ou quando não criam raízes e pior, caem à beira do caminho e são devoradas pelos “pássaros” (Mt.13:3). A Palavra nos exorta à que sejamos “praticantes” e não somente ouvintes (Tg.1:22-24). Em Mateus 7:26, O Senhor compara àqueles que constroem as suas casas na areia, não tendo fundamento à qualquer ventania pode ruir e se “desligar” de Cristo, que tristeza!

Com o passar do tempo, o diabo começa à “minar” a fé de muitos, fazendo com que a credibilidade da Palavra perca espaços na sua vida. Passa-se então a professar a fé somente de boca, e o seu coração começa à crer como o mundo crê, a Bíblia passa à ser apenas uma fábula “com algumas estórias bonitas”, nada mais.

“A verdade”, também aponta para o reconhecimento dos nossos erros. A Palavra de Deus nos convida a não levarmos a nossa vida como os “fariseus”(Mt.15:7,8), mas à todo o momento refletirmos e julgar à nós mesmos (I Co.11:28).

3º ponto: “A vida”. - Muitos crentes, acabam deixando com que as suas idas aos cultos ou participações em outras atividades da igreja (e até ministérios) sejam meras formalidades. Não se tem mais prazer em cantar, dar louvores ao Senhor, quer ouvir apenas mensagens de “auto-ajuda” e fica impaciente ao término do culto. A sua vida acaba se tornando justamente naquilo que o Senhor Jesus sempre combateu: vida de religiosidade. Amado(a), não foi para esse estilo de vida que nós fomos chamados! Nós somos chamados à viver uma vida sobrenatural ao qual, o homem natural jamais pode entender! Uma vida de eterna alegria e paz no Espírito Santo! A vida de um cristão cheio do Espírito é uma verdadeira festa. Não, amado(a), não é uma utopia esse pensamento! (que digam os israelitas com suas celebrações (Ne 8:10)).

Amado(a) de Deus, o Senhor não quer somente mudar o nosso exterior, mas quer mudar principalmente o nosso coração! Ele quer nos abençoar, mas também nos trazer qualidade.

Que o Senhor possa falar melhor aos vossos corações.



Pr. George Barbosa

Ministério Profético